Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Fórmula 1: 7 Lições que aprendemos com a alta velocidade, sobre liderança.

Na semana passada em Abu Dhabi, Lewis Hamilton venceu o seu segundo título de Fórmula 1 o campeonato mundial. Então, o que como líderes podem aprender com o mundo veloz da F1?

1. Jogar o jogo  dos grandes pontos, muito bem.


A seis anos desde que Lewis Hamilton venceu pela última vez o campeonato mundial. Ele já foi visto como emotivo imaturo e excessivamente agressivo na pista, que o levou a erros e momentos críticos.
Na F1, um estilo agressivo é considerado como mais pesado sobre o carro, os pneus se consome mais e se utiliza mais combustível. Mas neste ano, ele está utilizando menos combustível do que o seu rival e esta vindo mais suave do que Nico Rosberg.
Hamilton amadureceu, diz o chefe de automobilismo Toto Wolff:
"Ele tem resolvido seus problemas particulares, e passou a ter um bom relacionamento com a equipe passando a se sentir em casa com a equipe."
Este ano, havia mais pressão do que ano passado para realizar a última corrida em Abu Dhabi.
Antes da corrida Hamilton twittou:
"Eu não tive a melhor das voltas hoje, mas amanhã é quando eu preciso da melhor volta!"
Para os líderes vem a primeira lição, principalmente para os que têm muitas decisões a tomar todos os dias. Aqui podemos fazer uma analise de comparação para o mundo financeiro o ano passo foi de crise e é necessário ultrapassar ela e no ano posterior assim como Hemilton descobrir se vencemos a crise, para determinam se a liderança está no caminho para o sucesso. Estas ações são  ampliadas nos momentos cruciais como durante a recente crise financeira e que podem fazer a empresa crescer ou quebrar no futuro.

2. Não é apenas o que você faz no circuito, é como se preparar


"Muita gente acha que para ganhar só é preciso ligar os drivers e sentar no carro, acelerar o carro e ter mais força que os adversários (poder de motor) que ganha a corrida", diz o ex-piloto da Renault e McLaren Heikki Kovalainen, e acrescenta:
"Não há nenhum outro esporte que exige tanto do físico como Formula 1."
Pilotos de F1 têm de lidar com temperaturas sufocantes e uma força que faz a sua cabeça pesar cinco vezes mais do que normal. Sendo assim os pilotos tem que exercitar os músculos do pescoço.
Kovalainen diz: "O corpo está constantemente suando e às vezes é difícil respirar, mas é algo que todos nós estamos acostumados".
Seu treinador Gabriele Polcari acrescenta: "Não há outro esporte, além da maratona, em que um atleta tem sua frequência cardíaca tão alta por um longo tempo." Para se preparar melhor pilotos devem correr em um ginásio duas vezes por dia, seis vezes por semana.
Muitos líderes não conseguem prestar atenção suficiente ao seu desempenho humano. A maioria não são muito bons em gerir os seus níveis de energia, e acabam tendo um over de stress.
Ser um líder exige que você esteja no seu limite a todo tempo possível. Você tem que estar preparado para picos emocionais para os grandes momentos da partida, mas também atento ao tempo o momento da vitória, sobre uma temporada. Paul Thompson, Ex-CEO da empresa FTSE 100 disse certa vez:
"Você tem que estar ligado, digamos 90% do seu empenho durante todo tempo, para quando chegar às grandes negociações os grandes momentos você poder ir de 90% a 120% do seu empenho".
Você precisa descobrir como aumentar seus níveis de energia quando necessário - e como para e relaxar podendo recarregar quando têm a oportunidade. Construção de capacidade exige que você vá além de seus limites normais, mas, em seguida, o fator do tempo para recuperação; muitas pessoas não conseguem achar este tempo de recuperação e assim por isso é difícil construir uma maior capacidade de superação.

3. É o time que vence a temporada.


Fórmula 1 tem um conceito um pouco estranho do trabalho em equipe, em que cada equipe tem dois carros na corrida, e muitas vezes os membros da equipe acabam competindo uns contra os outros.
Dois principais candidatos desta temporada Hamilton e Rosberg foram ambos da equipe Mercedes. Sobre isso Mark Webber diz que seu maior infortúnio era para ser companheiro de equipe de Sebastian Vettel na Red Bull. Vettel venceu as últimas quatro temporadas para a Red Bull - com um incidente de ultrapassagem controversa na Malásia, em 2013, só alimentando rivalidades pessoais.
No entanto, há algo de extraordinário sobre a coreografia surpreendente do trabalho em equipe, que é os pilotos recebem os motores prontos e pode trocar os seus pneus em apenas três segundos.
E parece que um desenho do carro diferenciado, pode bater para fora todos os outros fatores. Este ano, a Mercedes é esperada fazer esta manobra um desenho moderno para bater todas as outras equipes com um pensamento inteligente. Sem ficar demasiadamente técnico, o seu molho secreto este ano tem sido dividir seu turbo ao meio, movendo o compressor que resfria o ar do motor para frente.
O resultado? Mais potência, menos atrasos e um carro muito mais rápido que tem soprado Vettel e todos os outros fora da água.
Assim ser o melhor piloto é apenas parte de um conjunto, a outra parte é ter uma equipe brilhante, que pode conquistar a temporada. De igual modo, um talentoso líder não vai levar uma grande empresa a vitória, a menos que tenha uma boa equipe de apoio e com talento, este líder tem que trabalhar com uma pegada global.

4. Velocidade de Equilíbrio, precisão e capacidade de adaptação


Correr em até 200 mph. A Fórmula 1 é o exemplo perfeito de execução em velocidade.
No entanto, quando a estratégia se desfaz, o piloto e a equipe precisa de uma nova estratégia muito rapidamente.
A maioria das empresas e líderes não realiza isso com a velocidade necessária durante a crise financeira. Na crise a maioria dos líderes não foi rápido o suficiente para adaptar os seus planos de negócios anuais, por isso muitas empresas caíram diante da crise.
Lewis Hamilton diz que ele teve mais do que seu quinhão de má sorte - nesta temporada seu carro pegou fogo na qualificação Hungria, ele teve que parar com um problema de motor na Austrália, e ele sofreu com um pneu furado. Mas para ganhar uma temporada, o piloto deve ser capaz de se recuperar de reveses.
A percepção é de que muitas grandes empresas são invencíveis. Mas, na verdade, eles não se adaptam as novas temporadas e permanecem em suas antigas formulas vencedora e muitas vezes perdem o seu caminho ao longo do tempo - como a ICI ou a Tesco.
Eles têm de continuar a inovar, mesmo quando eles estão à frente. A Apple continuou empurrando em fazer aquele design e engenharia de precisão melhorias contínuas, para fazer essa iPhone ou iPad que é um pouco  mais fino, mais rápido e mais leve. Mas quando um concorrente como a Samsung ditou que, na verdade, o que o mercado realmente queria era uma tela maior, foi o ponto para mudar e da uma resposta? Tim Cook tinha, pelo menos, um ano de atrasado em fazer com o iPhone 6 e 6 Plus adequando para o mercado.

5. Execute uma sociedade global


A Formula 1 deu um bom passo a se tornar um esporte verdadeiramente global. Muitas vezes, norteados pela necessidade do dinheiro, ela seguiu em frente para os mercados emergentes, por exemplo, há quatro anos introduzir o GP da Índia.
Enquanto isso, o mundo ainda está aprendendo a gostar de esportes norte-americanos, que são restritos a um (grande) público interno.
Formula 1 é um bom negócio mundial: cerca de US $ 500 milhões de direitos de televisão global, $ 500 milhões sem custos promotores pagar para sediar corridas, US $ 250 milhões do patrocínio e outra $ 250.000.000 é proveniente de hospitalidade corporativa.
Muitas empresas ocidentais fazem bem seus negócios em mercados já estabelecidos, mas mais acha difícil expandir seus negócios em novas sociedades globais ou montar uma franquia do seu negócio para expansão até para países emergentes. Houve problemas iniciais semelhantes com F1, mas no geral continua a se expandir a rede global de sociedades da F1.

6. Gerenciar um ecossistema saudável


Na F1 tem sido menos bem sucedia. Nos 84 anos de idade Formula 1 Group CEO Bernie Ecclestone tem tantas pessoas interessadas neste negócio,  equipes, líderes políticos que fica difícil para uma pessoa que tem sido responsável por tanto tempo para manter a sua confiança, devido a os conflitos de interesse.
Ecclestone tem feito bem na construção da F1 a mais de 40 anos. Mas ele não é visto como um líder confiável, e é frequentemente visto como apenas interessado em lucros. As equipes, em particular, estão se esforçando para continuar a se reinventar, com as menores equipes, Sauber e Lotus tem ameaçado boicotar o Grand Prix americano.
O que isso nos ensina que você como líder precisa se certificar que seu ecossistema está saudável e sustentável. Você também precisa planejar sua sucessão, ou você pode acabar indo longe demais em um único cargo e isso não é saudável. Vimos o mesmo com o futebol a Fifa, Joseph Blatter, o presidente.
Com o 'capitalismo consciente', empresas como a Whole Food Markets não veem a equilibrar interesses das partes interessadas e dar algo de volta como um extra-adicional, mas como uma parte essencial de fazer bons negócios.
A 84 anos o velho Bernie Ecclestone também enfrenta uma luta para envolver as futuras gerações. Este mês, ele disse que a F1 não precisamos direcionar os espectadores mais jovens, e se recusou a investir em mídia social:
"Eu tentei descobrir, mas em qualquer caso, eu sou muito à moda antiga. Eu não podia ver qualquer valor na nova geração. E eu não sei o que a chamada" nova geração "de hoje realmente quer. Eu não sei por que as pessoas querem chegar a está geração chamada "nova geração". Por que eles querem fazer isso? É para vender-lhes alguma coisa? A maioria destas crianças não tem nenhum dinheiro. Eu prefiro chegar o casa de 70 anos de idade, que tem abundância de dinheiro ".
Sobre isso não preciso discorrer muitas palavras porque é evidente que a nova geração será o cliente de amanhã, temos que trabalhar eles mesmo que não sejamos nos na liderança de amanhã para este clientes.

7. Comemore os sucessos e desfrute de dias felizes


Eu acho que a pulverização de champanhe no pódio é um terrível desperdício e excesso! Mas uma coisa que você não pode acusar Formula 1 é de não desfrutar de seus sucessos. Tem as melhores festas, e os detentores de ingressos também podem desfrutar de concertos de música de gente como The Who e Pharrell Williams.


Muitos líderes empresariais não param para celebrar os seus sucessos. Eles vão direto para o próximo grande desafio, e muitas vezes acabam deixando suas equipes de fora do seu sucesso ou das comemorações. Uma exceção notável é Richard Branson, que, no grupo Virgin, integra o trabalho e o jogo.
O Motivacional Tony Robbins coach avisa:
"Se você não celebrar os seus sucessos, então a sua qualidade de vida será pobre. Não seja supersticioso - se você comemorar, você realmente vai conseguir mais na vida”.

Então Fórmula 1 não é perfeito, mas é uma máquina impressionante que continua a evoluir e crescer. Pilotos de F1 precisa resiliência e se concentrar para que possam ter sucesso e atingir o desempenho máximo. Mas como os melhores líderes, eles podem pegar estas lições e alcançar a grandeza.


-----------------------------

COMENTE:
Qual é a coisa mais eficaz que você fez para atingir o máximo desempenho?

Qual das 7 lições acima poderia ser mais útil no desenvolvimento da capacidade de liderança?

ME SIGA:
Siga-me aqui no LinkedIn para saber mais sobre liderança e evoluir.


Veja mais no Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário